RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E CIDADANIA EMPRESARIAL
Apesar da vasta literatura referente à responsabilidade social corporativa e cidadania empresarial, observa-se que a conceituação dos dois termos tem sido apresentada de forma confusa e algumas vezes até contraditória. A partir da pesquisa bibliográfica sobre o conceito de responsabilidade social corporativa e de cidadania empresarial, este artigo busca identificar semelhanças e divergências nas diferentes abordagens do tema, de forma a contribuir para o seu tratamento teórico e aplicação prática.
Observa-se que, se por um lado, o conceito de cidadania empresarial vem tendo maior receptividade pelas empresas, na medida em que está recebendo, na prática, uma conotação de gestão de relações comunitárias; por outro lado, o conceito de responsabilidade social vem consolidando-se como um conceito intrinsicamente interdisciplinar, multidimensional e associado a uma abordagem sistêmica, focada nas relações entre stakeholders associados direta e indiretamente ao negócio da empresa.
Conclui-se que o conceito de cidadania empresarial para não ter sua prática limitada a projetos específicos, precisa ser desenvolvido num espectro mais amplo, permeando toda a organização, incorporando a performance social corporativa e tendo como pano de fundo o desenvolvimento sustentável. Já o conceito de responsabilidade social corporativa requer, para a sua construção teórica e aplicação prática, a sua incorporação à orientação estratégica da empresa refletida em desafios éticos para as diferentes dimensões do negócio.
Friedman (1970) é um dos principais defensores da visão dos stockholders Também se propõe uma matriz para a análise conceitual de responsabilidade social corporativa e de cidadania empresarial, a partir da qual se exemplifica uma classificação de algumas das abordagens levantadas pela literatura investigada.
A responsabilidade social das empresas tem como principal característica a coerência ética nas práticas e