Atividade Estruturada
Este resumo foi feito através de um artigo sugerido como atividade estruturada dessta diciplina sobre impacto do paradigma flexível na qualificação dos trabalhadores , com isso de inicio será relato como segue este novo paradigma flexível voltado para as organizações.
Nos anos 80, As políticas sociais foram redirecionadas para o corte dos gastos sociais, a desativação de programas, reduzindo o papel do estado, a ideologia neoliberal foi marcada por um caráter defensivo, no qual se pretendia vencer a crise pela negação dos princípios sociais - democratas da regulação econômico-social fordista.. Foram reduzidos a universalidade e os graus de cobertura dos programas sociais, retirando do campo dos direitos sociais muitos benefícios.
Nos anos 90, tornando-se mais voltadas para a melhoria da competitividade sistêmica, da integração internacional e para o crescimento sustentado. Os programas sociais de corte mais universal passam a fazer parte da agenda neoliberal, e são implementados como estratégia para formar a mão-de-obra com as características necessárias ao atendimento das novas exigências colocadas pela introdução de novas tecnologias.
tendências:
Desenvolvimento da tecnologia digital de base microeletrônica;
Novas formas de organizar os trabalhadores nas empresas;
Questionamento dos princípios fordistas de produção;
Sistemas integrados de automação flexível.
E suas características são as seguintes:
Integração aumento da produtividade
Flexibilidade – a) de máquinas e equipamentos
b) na organização do trabalho;
Descentralização - unidade produtiva e na subdivisão da industria
Diluição dos contornos entre concepção e execução - controle/qualidade dos produtos
O Paradigma Flexível garantiu para os trabalhadores maior participação, mas não instituiu no interior da estrutura produtiva relações mais democráticas, pois a participação dos trabalhadores se restringe ao processo de trabalho. As