Responsabilidade na eu
1.1. Livro Verde COM(2001) 366
Em Março de 2000 na Cimeira de Lisboa, a União Europeia (UE) inclui a RSE como estratégia importante para o modelo económico e social da Europa. Esta decisão é reforçada com a publicação em 2001 do Livro Verde “Promover um quadro europeu para a responsabilidade social das empresas”.
A UE reconhece e valoriza as empresas que promovem estratégias de responsabilidade social visando a difusão destas políticas por um crescente numero de empresas.
É lançado o debate quanto á possibilidadede explorar as experiências existentes fomentando o desenvolvimento de de práticas inovadoras.
A adopção da RSE pelas empresas é considerado um valor económico directo e um investimento estratégico.
É enquadrada a tomada de posição da EU face ao debate internacional sobre RSE na tentativa de aumentar a sua abrangência.
A EU define que ser socialmente responsável não se restringe ao cumprimento das obrigações legais. A formação, a aposta em melhores condições de trabalho e o diálogo entre administrações e trabalhadores são vectores de desenvolvimento da RSE.
O âmbito de aplicação da RSE é ampliado ás PMEs e microempresas sendo estas os maiores contribuinte para a economia e o emprego.
É caracterizada a dimensão interna da RSE, questões fundamentalmente relacionadas com os trabalhadores, tais como, o investimento no capital humano, a saude, a segurança e a gestão da mudança. As práticas ambientais responsaveis são associadas á gestão dos recursos naturais explorados no processo de produção.
- Gestão de recursos humanos: é evidenciada a necessidade continua da aposta na formação dos trabalhadores, quer através de programas criados pela empresa quer fomentando a auto-formação através da indução da responsabilidade individual e a criação de meios para o atingimento deste objectivo. A igualdade de oportunidades, especialmente para a discriminação entre sexos, e a uma politica de contratação não discriminatória