Responsabilidade ecológica
Introdução
Este trabalho irá ser desenvolvido no âmbito do tema “Responsabilidade Ecológica”.
Iremos explorar aprofundadamente temáticas relacionadas tanto com o ambiente, como com as novas tecnologias, e também com a Filosofia incluindo as novas éticas, conceitos e o filósofo que mais estudou este tema, sendo que este ficou conhecido devido á sua obra, “O princípio da Responsabilidade”. Iremos comparar também este filósofo, Hans Jonas, a um outro já estudado nas nossas aulas de Filosofia, Immanuel Kant.
Apresentaremos as diferentes perspetivas entre Hans Jonas e os Partidários da Ecologia Profunda. E como o tema é, como já foi referido, Responsabilidade Ecológica, então explicaremos também o que é a responsabilidade ecológica, e apresentaremos alguns pensadores baseados nesta temática, referindo também que níveis terão de existir para haver um melhor processo de mudança e assegurar a durabilidade do mesmo.
Ao estudarmos este tema, deparamo-nos com uma questão fundamental, esta é: “ Será a responsabilidade ecológica uma obrigação moral?”, assim neste trabalho vamos responder o máximo possível a esta questão.
Ao falarmos de responsabilidade ecológica, teremos também de falar de um desenvolvimento tecnológico a este nível, neste desenvolvimento iremos abordar a Revolução industrial do séc. XIX, e ao que ela nos conduziu. Porém teremos também de explicar qual o interesse ético na natureza, submetendo-nos assim ao Homem, e conduzindo-nos por sua vez á relação entre o Homem e a Natureza.
Para finalizar, vamos abordar o tema das três ecologias, explicando também no que cada uma delas consiste.
Hans Jonas
Hans Jonas era um filósofo alemão, nasceu a 10 de Maio de 1903 em Mönchengladbach e morreu a 5 de Fevereiro de 1993 nos EUA. Este ficou conhecido graças á sua obra “O Princípio da Responsabilidade”. Jonas quer suportar a ideia de que a sobrevivência humana depende dos nossos esforços para cuidar do nosso