responsabilidade dos pais
A educação da criança é algo muito discutido e comentado, tanto nas redes de ensino, reuniões de pedagogia e na câmara do senado. Um assunto muito levantado, pois através dele é que a sociedade tem uma breve noção da formação do novo individuo na vivencia comunitária.
De fato, a educação é em primeiro lugar responsabilidade dos pais ou tutores. A intervenção deles deve ser intensa e positiva para a criança, dando-lhes os devidos princípios de respeito ao próximo e à diversidade. É também de responsabilidade dos pais darem-lhes a assistência e atenção, de maneira que conheçam os meios básicos de alfabetização, de qualidade de vida, responsabilidade e conhecimento de si mesmo.
Para a educação e formação da criança, também é fundamental a visão dos educadores, de tal maneira que seja passada para a criança os primeiros passos para a vida e socialização em grupo, também deve ser ensinado com maior atenção e zelo os ensinamentos literários, éticos e históricos, também a realização de dinâmicas em grupos que impulsionem o conhecimento coletivo e a partilha de interesse com os demais.
Os órgãos públicos que tem a responsabilidade de atender as necessidades da sociedade terão participação na educação da criança, como alguns órgãos competentes voltados à criança e ao adolescente que tem nos auxiliado muito, como o Conselho Tutelar, Secretaria da Educação e o Ministério da Educação. Esses órgãos são voltados à necessidade dos pais e das crianças para a defesa e auxílio da criança caso sofra algum tipo de violação de seus direitos, dando mais atenção ao indivíduo que está se formando para atuar em nossa sociedade de maneira definitiva.
Como acabamos de ver, não é só dos pais a responsabilidade sobre a educação e a formação da criança no meio social, mas também dos educadores e mentores escolares, sobretudo deve-se sempre ter ciência que a guarda dos órgãos responsáveis pela criança está a disposição da família