RESPONSABILIDADE DO GESTOR COM A CIPA
O profissional gestor deve analisar as causas de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, buscar investigar e interagir em conjunto para minimizar as causas. Pode também requerer cópias da CAT (comunicação de acidente de trabalho), arquivar para eventual vistoria.
O Gestor deve buscar meios para ajudar a empresa com medidas de controle que podem ser:
Conscientização, educação e treinamento;
Definição de critérios operacionais;
Exigências contratuais de fornecedores;
Requisitos de infraestrutura, equipamentos (EPCs) e afins;
Manutenção;
Procedimentos documentados;
EPIs; equipamento de proteção individual.
Planos de emergência (para acidentes).
Riscos ambientais
Riscos físicos
Riscos ambientais
Riscos físicos.
Riscos químicos
Riscos biológicos
Riscos ergonômicos
RESPONSABILIDADE GESTOR COM A QUALIDADE DE VIDA
O gestor periodicamente deve traçar metas e objetivos visando qualidade de vida no ambiente de trabalho em conjunto com a empresa, divulgar os projetos e programas aos trabalhadores, analisar ideias, dar espaço ao colaborador para interagir sempre em conjunto.
A principal função dos gestores consiste em promover a eficiência e a eficácia dos trabalhadores da organização, para que este consiga atingir os seus objetivos da melhor forma possível.
Para isso precisam planejar dirigir e coordenar atividades que visam proporcionar aos trabalhadores condições que contribuam para a sua realização profissional e satisfação pessoal, de modo a que tenham uma atitude perante o trabalho mais empenhado e motivado, assim, em conciliar os interesses da organização com os interesses de quem nela trabalha.
Por isso é imprescindível que o Gestor tenha um conhecimento amplo de todos os subsistemas de RH para o gerenciamento e planejamento estratégico de todas ás áreas que a ele compreende como: Recrutamento e seleção, Remuneração, Treinamento e desenvolvimento, Avaliação de desempenho, Rotinas de pessoal,