Responsabilidade Civil no filme Se Beber não case.
2014
Resumo:
No decorrer desta composição se encontra a analise dos filmes da trilogia “Se beber não case”, e a relação das mesmas com o conteúdo ministrado em sala de aula.
Encontram-se diversos tópicos referentes à Responsabilidade Civil, Direitos e Obrigações, Estado Democrático de Direito, Relações Jurídicas de Consumo, entre outros.
Assuntos relacionados:
Responsabilidade civil pelo fato da coisa
Responsabilidade solidária
Nexo causal
Perdas e danos
Danos emergentes
Lucros cessantes
Cena analisada: Onde o pai da Tracy empresta seu carro para Doug ir para Las Vegas, ele tem a responsabilidade civil pelo fato da coisa, para qualquer dano que ocorra durante o percurso com o carro, a responsabilidade de reparar o dano é solidária, ou seja, tanto do dono do carro como quem o dirige. A vitima é quem escolhe se será apenas um ou ambos. No meio do percurso, por exemplo, por descuido Doug raspa em um caminhão, se o caminhão tivesse sido danificado, tanto o motorista quanto o dono do carro são responsáveis pela reparação dos mesmos. Pode ser exigido o pagamento dos danos emergentes e os lucros cessantes, devido ao fato de ser um caminhão de carga.
Assuntos relacionados
Responsabilidade Civil
Imprudência
Dolo eventual
Cena analisada: Phil quer dirigir o carro mesmo estando bebendo. Se ele viesse a dirigi-lo e ocorresse algum acidente, seria um acidente por imprudência, pois se bebeu mais do que se deveria e dirigiu. Se por acaso ele apostasse uma corrida, vulgarmente conhecido como racha, seria dolo eventual, por assumir o risco de causar acidentes pela alta velocidade. Assuntos relacionados:
Relação Jurídica de Consumo
Endividamento
Consumidor padrão
Cena analisada: Quando Phil, Stu, Alan e Doug chegam ao Hotel, exercem uma relação jurídica de consumo, onde o Hotel assume a responsabilidade de oferecer os serviços de hospedagem e eles se comprometem a pagar pela diária