Responsabilida socioambiental
2.1 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E ÉTICA
De acordo com Gasparotte (2009, p. 140) responsabilidade socioambiental, “pode ser conceituada como um conjunto de ações que promovam o desenvolvimento em comprometimento com as questões relativas ao meio ambiente e às questões sociais”.
Nos dias de hoje são vários os problemas ambientais que enfrentamos, tais como, o aquecimento global, desmatamento, descarte inadequado de resíduos industriais e o lixo urbano. Estes problemas muitas vezes causados pelas empresas, como por exemplo, o descarte inadequado de resíduos e o lixo urbano, acabam por interferir e prejudicar o funcionamento destas mesmas empresas, como é o caso das chuvas nos grandes centros. Com o acúmulo do lixo nos escoamentos, os trabalhadores ficam impossibilitados de se locomoverem para chegar ao seu local de trabalho, o que gera uma perda de produção para as organizações.
As organizações precisam entender que responsabilidade socioambiental está diretamente ligada à postura ética que a empresa tem com a sociedade. Uma empresa que desrespeita o meio ambiente e não se preocupa com a preservação dos recursos naturais não age com ética.
2.2 O PETRÓLEO: UM VILÃO PARA O MEIO AMBIENTE
A exploração da energia fóssil começou em 1908 com a descoberta de lençóis de petróleo no Irã. A partir de então toda a região do Golfo Pérsico começou a ser explorada. Foi o início de uma política de concessões feitas pelo Xá e por chefes tribais árabes a grandes companhias estrangeiras, particularmente inglesas (Anglo-iranian) e americanas (Texaco, Mobil Oil, Esso, Standar Oil). Dois fatores fizeram com que o combustível fóssil passasse a ser estratégico e utilizado ostensivamente. Em 1896 Henry Ford começou a produzir o primeiro veículo automotor em série, inaugurando a era da moderna indústria de automóveis, expandindo-se para outros transportes como o aeronáutico. O aumento do consumo de gasolina e óleo começa então a impulsionar a prospecção e