Resumo violência e concórdia
Nos dias atuais, vivemos em tempos de violência, mas esta violência vem sido praticada há muito tempo desde o começo da história da humanidade. Existem várias interpretações de violência incluindo a sociedade como um todo e esta ameaça gera insegurança.
O conceito de violência não tem uma definição simples, porque ela envolve os valores de cada cultura, enquanto a concórdia em termos resumidos significa a paz, mas no conceito geral é muito mais além, a paz imposta pelo vencedor pode ser humilhante, enquanto a concórdia é uma forma de paz compartilhada.
O que é a violência?
A violência não é simples de ser definida, uma das dificuldades para identificar atos violentos estão na avaliação de culturas diferentes da nossa. Por exemplo: uma tribo pode impor ao seu integrante um teste de coragem. Vamos supor que este integrante para mostrar seus valores tenha que ter um dedo amputado.
Para a nossa cultura este fato seria uma forma de violência, mas para a cultura desta tribo isso não seria visto desta forma, seria um ato de bravura e respeito de seus integrantes.
Para definir violência é preciso começar pelo caráter de disputa, de luta ou de conflito que envolve pessoas ou grupos com interesses divergentes em que a solução apresentada é o recurso abusivo da força.
Um desejo de destruição de outro, seria uma forma de gerar a violência que se configura com diversos tipos de intenção: ferir, matar, prender, ameaçar, impedir de agir, humilhar, roubar e a destruição de bens. Essas agressões tiram a vida, atingem a integridade do corpo, à liberdade ao direito de propriedade ou ainda perturbam a dignidade das pessoas.
Violência e Política
A formação do estado moderno partiu da idéia de centralização do poder, agregando sob seu comando instituições políticas, jurídicas e administrativas, policiais e econômicas. Apenas o estado pode impor as leis e fazer com que elas sejam cumpridas e punir os infratores, já que dispõe de um aparelho