RESPONDIDA ENTREVISTA COM HENRIQUE GOMES
COM HENRIQUE GOMES (SÓCIO E DIRETOR DE ATENDIMENTO DA AGÊNCIA FOLKLORE BRAND STORYTELLING DE RIBEIRÃO PRETO).
1 - O que é um profissional de atendimento? Qual sua função dentro de uma agência?
É o profissional responsável por grande parte do relacionamento e, dependendo da estrutura da agência, chega a ser o grande ponto de contato com os clientes. Além da função principal, que é trazer as demandas pra dentro, acredito que o principal para o bom atendimento é entender o negócio do cliente como um todo e tentar vivenciar o máximo possível. Só assim terá condições de fazer um bom briefing (que é básico para a função), apresentar e defender bem uma criação, e até sugerir possibilidades para valorizar a comunicação do cliente.
2 - Fale um pouco sobre sua trajetória no mercado e o que levou a escolher a trabalhar com atendimento?
O atendimento meio que te escolhe. Não tem jeito. Eu sempre fugi de atender, primeiramente óbvio que fui pra criação. Mas ficar o dia todo em um computador, sem ir pra rua e trocar ideias, não fazia meu estilo. Fui convidado a atender, ainda estagiário – mas não curtia muito. Nesse período eu também planejava e fazia mídia desse cliente. Foi nessa época que descobri o Branding. Fui me especializar e trabalhei na área como consultor, mas sempre acabava atendendo os clientes. Foi inevitável até quando atuei como Gerente de Marketing: tinha que atender clientes internos. Vi que o relacionamento sempre me acompanhava e tratar com pessoas é o que realmente eu gosto de fazer. Foi assim que o atendimento me escolheu.
3 - Para você, qual é a importância do Briefing?
Briefing é a peça fundamental da nossa área. É onde tudo começa pra comunicação. Se começa torto, não adianta, terá problemas. Se começa bem, vai de forma tranquila e com qualidade muito boa, quando não, excelente. Por isso que precisa ser muito bem feito, muito bem embasado. Quando precisa-se fazer um briefing, pare tudo e faça O briefing.
4 - Na agência,