Respiração do Solo
Resumo
O uso sustentável dos recursos naturais, especialmente do solo, tem se constituído em tema de crescente importância. O objetivo deste trabalho foi diagnosticar as alterações na microbiota de um LATOSSOLO VERMELHO-AMARELO Distrófico por meio da respiração basal em resposta à adição de sacarose e celulose em amostras proveniente de diferentes agroecossistemas no município de Rio Pomba-MG. As amostras com o substrato sacarose apresentaram maiores taxas de respiração e as amostras com celulose apresentaram taxas de respiração superiores às do solo fresco. Nos três períodos analisados a respiração basal do solo (RBS) da área do café foi superior à respiração nas outras áreas. A área de culturas anuais apresentou menor RBS em todos os períodos do experimento. Conclui-se que a avaliação da RBIS apresentou maior potencial de utilização como ferramenta de diagnóstico.
Palavras-chave: Indicadores microbianos, respiração basal do solo, respiração induzida por substrato.
Introdução
A utilização sustentável dos recursos naturais, especialmente do solo, tem-se constituído tema de crescente relevância, em razão da intensificação das atividades antrópicas. Práticas agrícolas que objetivam menor degradação do solo e maior sustentabilidade da agricultura têm recebido atenção crescente, tanto por parte dos pesquisadores como dos agricultores (BALOTA et al., 1998). No entanto, a determinação do efeito das práticas de manejo do solo em sua sustentabilidade é um desafio, principalmente no que concerne a avaliação da qualidade biológica do solo.
Os microrganismos constituem a parte viva e mais ativa da matéria orgânica do solo, e são muito importantes nos processos de decomposição de resíduos de plantas e animais, ciclagem biogeoquímica dos elementos, fixação biológica do nitrogênio, intemperização de minerais, solubilização de nutrientes, formação da