RELATÓRIO DE EXPERIMENTO DE RESPIRAÇÃO MICROBIANA
REGINA DO ROCIO DE ANDRADE
RELATÓRIO DEEXPERIMENTO DE RESPIRAÇÃO MICROBIANA
Curitiba 2012
INTRODUÇÃO
O solo tem extrema importância dentro dos ecossistemas terrestres devido a sua participação nos ciclos bioquímicos que são necessários para a sobrevivência de toda a fauna e flora sendo que a utilização de água e nutrientes é cíclica, pois quando retirados do solo, estes devem retornar ao mesmo. Dentro do fator solo se inclui também a vida microbiana existente nele que é responsável por diversas funções químicas e biológicas. A atividade microbiana de um solo é baseada em sua participação de reações metabólicas celulares. Estes microorganismos realizam estes processos incluindo todos os elementos necessários que encontram no solo e fornecem diversos produtos para as plantas e para o mesmo.
Um desses processos é a decomposição de matéria orgânica que estes microorganismos realizam e como produto esta a liberação de gás carbônico.
Para este tipo de reação ocorrer existem varias condições ambientais, físicos e químicos que favoreçam o meio em que estes seres se encontram, como a temperatura, umidade, relação C/N, teores de lignina, teores de carbono disponível, pH do solo e precipitação. Existem varias afirmações de que quando se adiciona uma fonte de carbono no solo estimula-se a respiração do solo. Esta afirmação é verdadeira, pois observando estudos, se conclui que quando uma molécula de glicose que possui ligações simples é inserida ao solo esta sofre uma rápida metabolização pelos microorganismos e logo ocorre uma emissão de CO2 para a atmosfera.
Para realizar a respiração basal com sucesso a população microbiana do solo deve estar em condições favoráveis que incentivem essa reação. Alta temperatura, pH adequado, bom teor de umidade e alta quantidade de alimento se enquadram nessas condições.
Em termos de alimento para estes microorganismos o nitrogênio se torna indispensável como fonte de