atps serviço social
Serviço Social
Fundamentos Históricos e Teorico- Metodológicos do Serviço Social
Carmem Heloísa Porto RA: 389367 , Cristiele Rocha Vales RA: 390062 , Francine de Carvalho Rosa RA: 393471 , Janaina Martins Silva RA: 390064
ATPS DE FHTMSS
Tutor a Distancia: Tabitha Molina
Porto Alegre, 14de Setembro de 2012
Introdução
Buscamos, através deste trabalho relacionar as origens do Serviço Social, mostrando que o movimento assistencialista se iniciou como uma alternativa da burguesia contra as primeiras manifestações da classe operária, que estava descontente com as condições de vida, com o poder da classe dominante e com o sistema capitalista. Na época, esse serviço era realizado pelas moças da igreja que concediam favores em troca da submissão dos trabalhadores. Com o tempo a função foi se profissionalizando, mas somente deixou de ser “alienada” após o processo de reconceituação. Hoje o Assistente Social é uma profissional que trabalha em meio a diversos problemas sociais, visando orientar a população na busca por seus direitos.
Com o surgimento das fabricas nas cidades, a demanda por mão de obra não parava de crescer, então os trabalhadores migram para as metrópoles.
Nas cidades os trabalhadores enfrentavam longas jornadas de trabalho, salários baixíssimos a as desigualdades sociais ficaram cada vez maiores. Enquanto a burguesia acumulava riquezas à custa da exploração da mão de obra dos assalariados, as pessoas começavam a se aglomerar em pequenos cortiços com condições de moradia e higiene precárias com o intuito de ficar mais perto das indústrias.
O filme “Tempos Modernos”, de Charles Chaplin, nos traz de forma simples, uma abordagem sobre as diversas questões sociais da época retratada. Demonstra a forma como eram tratados os trabalhadores industriais, suas jornadas incansáveis de trabalho, os riscos a que se expunham,