respiração celular
A mitocôndria é a responsável pela respiração celular. A respiração celular é um processo de retirada de energia química retida nas moléculas de substâncias orgânicas
A respiração tem grande importância para o trabalho celular e também, para manutenção de vida num organismo. A respiração celular ocorre tanto no claro como no escuro,e acontece em todos os momentos da vida, ela é realizada por todas as células vivas que o constituem o organismo. Grande parte da energia liberada durante queima do material orgânico se transforma em calor, contribuindo para a manutenção da temperatura do corpo .
Tipos de respiração:
• Respiração aeróbia
A respiração aeróbica se desenvolve nas mitocôndrias, organelas citoplasmáticas que atuam como verdadeiras "usinas" de energia. A respiração aeróbia tem três fases:
Glicólise : A glicólise é um fenômeno que ocorre no hialoplasma ela se transforma em duas moléculas de um ácido orgânico, chamado ácido pirúvico.A célula consome 2 ATP , mas a energia liberada no rompimento das ligações químicas da glicose resultam em 4 ATP, portanto no final tem um saldo energético positivo de 2 ATP.
Ciclo de Krebs: O ácido pirúvico, formado no processo da glicose, entra na mitocôndria,e passa a ser aldeído acético.O aldeído acético se combina com uma substância coenzima, originando a acetil-coenzima, logo após inicia-se o ciclo de Krebs, na matriz mitocondrial.
Cadeia respiratória : Ocorre nas cristas mitocondriais, nela existe a participação de citocromos, que tem papel de transportar elétrons dos hidrogênios, logo quando os elétrons passam pela cadeia de citocromos, liberam energia.
• Respiração anaeróbia
O processo de extração de energia de compostos, não utilizam O2.
Fermentação : Existem 2 tipos de fermentação: a alcoólica e a láctica, as duas resultam em 2 ATP no final, o processo fermentativo tem menor produção de ATP do que o processo aeróbio.
Fermentação alcoólica
Na fermentação alcoólica, micro-organismos