Respiração celular, fotossíntese e fermentação
BELO HORIZONTE, 05 DE 2014
Respiração Celular
A respiração celular é um fenômeno que consiste basicamente no processo de extração de energia química acumulada nas moléculas de substâncias orgânicas diversas, tais como carboidratos e lipídios. Neste processo, verifica-se a oxidação de compostos orgânicos de alto teor energético, produzindo gás carbônico e água, além da liberação de energia, que e utilizada para que possam ocorrer a diversas formas de trabalho celular.
A organela citoplasmática responsável por este mecanismo de respiração é a mitocôndria, atuando como uma verdadeira usina de energia.
Exemplo da equação geral da respiração celular:
C6H12O6 + O2 6CO2 + 6H2O
Sendo: C6H12 – glicose e O2 – gás oxigênio; CO2 – gás carbônico e H2O – água.
Na respiração grande parte da energia química liberada durante oxidação do material orgânico se transforma em calor.
Essa Produção de calor contribui para a manutenção de uma temperatura corpórea em níveis compatíveis com a vida, compensando o calor que normalmente um organismo cede para o ambiente, sobre tudo nos dias de frio.
Página 3
Fotossíntese
A fotossíntese é o processo pelo qual a planta sintetiza compostos orgânicos a partir da presença de luz, água e gás carbônico. Ela é fundamental para a manutenção de todas as formas de vida no planeta, pois todas precisam desta energia para sobreviver. Os organismos clorofilados (plantas, algas e certas bactérias) captam, a energia solar e a utilizam para produção de elementos essenciais, portanto o sol é a fonte primária de energia. Os animais não fazem fotossíntese, mas obtém energia se alimentando de organismos produtores (fotossintetizantes) o de consumidores primários. A fotossíntese pode ser representada pela seguinte equação:
Luz
6H2O + 6CO2 6O2 + C6H12O6
Clorofila
A água e o CO2 são pouco energéticos, enquanto que os carboidratos formados são altamente