TEORIA ESTRUTURALISTA
Prof. Me. Adroaldo Strack
Porto Alegre
2014
Beatriz Santos dos Santos – Gestão de Recursos Humanos
Eliandra Pinto de Oliveira – Bacharel em Administração
Sidinara Gomes - Gestão de Recursos Humanos
Luis Paulo Campos – Gestão Financeira
TEORIA ESTRUTURALISTA
Trabalho Realizado á disciplina de Teoria Geral das Administrações, dos cursos de Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira e Bacharel em Administração.
Com o objetivo de apresentar as principais características da Teoria Estruturalista, sua influência, objetivos e como ela é aplicada atualmente.
Orientação: Prof. Me. Adroaldo Strack
Porto Alegre
2014
Teoria Estruturalista
A Teoria Estruturalista surgiu da necessidade de visualizar a organização de maneira mais ampla e compreensiva, na qual constituem os grupos sociais. Com finalidade de construir relações harmônicas dentro da instituição, sem deixar de preocupar-se também com a lucratividade e assim obtendo o seu diferencial. Pois havia oposição entre duas teorias antecessoras, sendo elas a Teoria das Relações Humanas e a Teoria Clássica. A Teoria das Relações Humanas por sua vez, busca a introdução das ciências comportamentais na teoria na teoria administrativa. Já a Teoria Clássica estabelece regras de forma proposital para alcançar os seus objetivos, visando à maximização de lucros.
Como resultado em busca de um progresso nessa situação desfavorável surge no início do século XX a Teoria Burocrática, que passa apresentar normas e regulamentos escritos e preestabelecidos para seu funcionamento. Visando organizar e dirigir de maneira rígida as atividades das empresas, em busca de eficiência e maiores ganhos. Consequentemente os dirigentes das organizações burocráticas passam a ter muito poder.
Porém estas teorias sofreram rupturas, quando os