respiraçao
Asma
A asma é uma doença que afeta pessoas de todas as idades, sendo mais freqüente na infância. È caracterizada por quadro inflamatório crônico os brônquios, que ficam estreitos e diminuem a passagem do ar. Pessoas que são susceptíveis a doença apresentam sintomas como tosse freqüente, dor e chiado no peito e dificuldade para respirar. Esta inflamação deixa as vias sensíveis ao ar frio, fumaça do cigarro, produtos com cheiro extremamente forte e alérgico. As crises são compostas de falta de ar, tosse e sibilos ( barulho provocado pela passagem de ar mas ias respiratórias estreitas). Elas podem ser controladas por remédio. Geralmente a asma desaparece com a idade, se persistir na fase adulta a doença se agrava.
Fatores que causam asma
_Alérgicos (alimentos que causam irritação, alergia);
_Agentes irritantes (cigarro, cheiros fortes);
_Poluição do ar;
_Alternância de climas;
_Genético.
Por se tratar de uma doença delicada é preciso que haja uma relação entre o paciente, a família e a equipe de saúde. Quando ocorre as crises o paciente precisa de medicação e de uma pessoa em que ele confie e que lhe passe tranqüilidade, pois o processo de falta de ar pode desesperar tanto o paciente quanto aquele que tem que lhe auxiliar.
Sinusite
A sinusite é uma doença inflamatória que atinge as mucosas do seio da face, que são cavidades existentes ao redor do nariz. Essas cavidades, através de pequenos canais, se comunicam com fossas nasais. Para a saúde dessa região essas cavidades precisam estar ventiladas, porém quando algum tipo de obsurção nesses canais, o muco que para ser liberado pelo nariz começa a acumular e a mucosa dos seios fica inchada, desencadeando o processo inflamatório.
As causas mais comuns são resfriado ou gripes freqüentes, umidade relativa do ar baixa, desvio de septo, ou processos alérgicos. A sinusite pode ser aguda ou crônica.
Existem vários tipos de tratamento entre