Respiradores
Geralmente chamados de máscaras, os respiradores têm o objetivo de evitar a inalação de vapores orgânicos, névoas ou finas partículas tóxicas através das vias respiratórias. Existem basicamente dois tipos de respiradores: sem manutenção (chamados de descartáveis) que possuem uma vida útil relativamente curta e recebem a sigla PFF (Peça Facial Filtrante), e os de baixa manutenção que possuem filtros especiais para reposição, normalmente mais duráveis.
Os respiradores mais utilizados nas aplicações de produtos fitossanitários são os que possuem filtros P2 ou P3. Para maiores informações consulte o fabricante.
Os respiradores são equipamentos importantes mas que podem ser dispensados em algumas situações, quando não há presença de névoas, vapores ou partículas no ar, por exemplo:
a) aplicação tratorizada de produtos granulados incorporados ao solo;
b) pulverização com tratores equipados com cabines climatizadas.
Cuidados necessários com os respiradores:
-Devem estar sempre limpos, higienizados e os seus filtros jamais devem estar saturados.
-Antes do uso de qualquer tipo de respirador, o usuário deve estar barbeado, além de realizar um teste de ajuste de vedação, para evitar falha na selagem.
-Quando estiverem saturados, os filtros devem ser substituídos ou descartados.
-É importante notar que, se utilizados de forma inadequada, os respiradores tornam-se desconfortáveis e podem transformar-se numa verdadeira fonte de contaminação.
-O armazenamento deve ser em local seco e limpo, de preferência dentro de um saco plástico.
TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
TRABALHO
DE
GESTÃO AMBIENTAL
EPI
NOME: BRUNA MARQUES DA SILVA
SALA: 25