RESOLUCAO 1
Ciclos Biogeoquímicos
1) Qual a importância do fósforo para os vegetais?
O fósforo (P) é um dos dezesseis elementos essenciais à nutrição das plantas e um dos três macronutrientes primários. Apesar de ser absorvido em pouca quantidade, sua presença no solo é de extrema importância para o crescimento e produção vegetal, uma vez que ele interfere nos processos de fotossíntese, respiração, armazenamento e transferência de energia, divisão celular e crescimento das células. Além disso o fósforo contribui para o crescimento prematuro das raízes e contribui na qualidade das frutas, verduras, grãos e formação das sementes. Por interferir em vários processos vitais das plantas, deve haver um suprimento adequado de fósforo desde a germinação, principalmente em plantas de ciclo curto.
2) As maiores reservas de fósforo na biosfera encontram-se na atmosfera?Justifique sua resposta.
As maiores reservas de fósforo na biosfera encontram-se nas rochas e não na atmosfera, uma vez que o fósforo não produz, em nenhum momento, qualquer substância volátil em quantidades relevantes. O potencial redutor da maioria dos solos não permite a formação do gás fosfina (PH3). Além disso, o fluxo do fósforo, através da poeira na atmosfera, também é insignificante em termos de ciclo global, embora este processo seja essencial para a manutenção de ecossistemas florestais e atividade planctônica em oceano aberto.
3) Após ser utilizado pelos vegetais e posteriormente pelos animais superiores da cadeia alimentar, como o fósforo retorna ao meio ambiente? Como esses seres vivos contribuem para o retorno do fósforo?
O retorno do fósforo ao meio ocorre pela ação de bactérias fosfolizantes (organismos decompositores), atuando nas carcaças de animais mortos. O fósforo retorna ao meio na forma de composto solúvel, sendo, portanto facilmente carregado pela chuva para lagos e rios e destes para os mares, de forma que o fundo do mar passa a ser um grande depósito de fósforo