Resolu O De Problemas
O que é “problema”?
É algo lançado, jogado, e assim desfragmentado, logo quando resolvemos os problemas matemáticos, estamos remontando algo, encaixando as partes soltas.
A resposta, é o problema “re-posto”, as partes recolocadas em seu lugar.
Então como iniciar a resolução?
1)Leitura:
1a-Ler atentamente o problema como um todo;
1b-Releia fragmentando o problema em partes como: quais os dados fornecidos? Qual a incógnita?
1c-Faça um esboço (mental ou anote), separe os dados que não utilizara (quando houver) dos necessários para a resolução;
2)Estratégia:
2a-Faça uma busca mental em problemas parecidos já resolvidos;
2b-Será necessário a execução de mais de uma etapa para resolver o problema? (Exemplo: 1° deve somar alguns dados, 2° dividi-los, etc.);
2c-Será necessário o uso de formulas? Anote as formulas que lembrar ao lado do problema enquanto faz a leitura;
2d-Se não se deparou com algum problema parecido anteriormente, tente simplifica-lo ou buscar outro problema semelhante e observar o que você tem familiaridade.
3)Execução:
Essa é a parte complicada da resolução, principalmente porque tendemos a pular as etapas anteriores e tentamos resolver o problema sem nem ao menos tentarmos entender os dados e o processo a ser seguido.
3a-Execute a estratégia, e procure organizar ao máximo o passo a passo da resolução;
3b-A cada etapa concluída reveja os cálculos feitos, calcule novamente cada conta efetuada.
E por ultimo, revise o resultado e observe se conseguiria chegar à solução de outro modo. Não se prenda somente aos cálculos mas também aos conceitos utilizados.
Exemplos:
1a-Carlos comprou uma televisão no valor de R$ 950,00, dividida em 10 prestações iguais. Ao pagar a 4º prestação, recebeu de presente de seu avô, o restante do dinheiro para a quitação do aparelho. Quanto Carlos recebeu?
1b-(Carlos comprou uma televisão no valor de R$ 950,00), (dividida em 10 prestações iguais). (Ao pagar a 4º prestação, recebeu de presente de seu