RESMAT
NOTAS DE AULA – RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I
PROFESSOR JÚLIO CÉSAR
2014
1
CAPÍTULO 1 – REVISÃO DE ESTÁTICA
1.1 – Introdução
A Resistência dos materiais é um ramo da mecânica que estuda as relações entre cargas externas aplicadas a um corpo deformável e a intensidade das forças internas que atuam dentro do corpo. Esse assunto também envolve o cálculo das deformações do corpo e proporciona o estudo de sua estabilidade quando sujeito a forças externas.
1.2 - Equilíbrio de um corpo
Um corpo pode ser submetido a vários tipos de cargas externas. Contudo, qualquer uma delas pode ser classificada como uma força de superfície (contato direto entre os corpos) ou uma força de campo (ou de corpo).
Quando a área da força de superfície for pequena quando comparada com a superfície total do corpo, trata-se de uma carga concentrada. Quando a força de superfície estiver aplicada sobre uma linha estreita, diz-se que a carga é linear distribuída. A seguir temos alguns tipos de cargas externas.
a) Forças concentradas
b) Carga uniforme distribuída
2
c) Carga uniformemente variável
Obs: A força resultante FR de uma carga distribuída linear W é equivalente à área sob a curva da carga distribuída, e essa resultante age no centroide C dessa área.
FR = ÁREA
A seguir alguns centroides importantes:
y h x b 3
1.3 – Reações do apoio
As forças de superfície que se desenvolvem nos apoios são denominadas reações. Para situações em que as forças são coplanares (bidimensional) temos três principias apoios: 1º, 2º e
3º gêneros. As reações (forças e momentos) de cada apoio são as restrições que estes impõem ao corpo ligado.
a) O apoio móvel (1º gênero) impede apenas um deslocamento, no caso, o deslocamento vertical e permite o deslocamento horizontal e a rotação (giro) em torno do apoio.
b) O apoio fixo (2º gênero) impede dois deslocamentos, o vertical e o horizontal e permite a rotação (giro) em torno do