Resistência dos Materiais
Disciplina: Resistência dos Materiais
RUPTURA DO CP DE AÇO SAE 1020 CONFORME A NBR 6152
Para a realização desse ensaio foram utilizadas 02 peças de CP de aço SAE 1020 com diâmetros diferentes, sendo uma peça com 6,75mm e outra com 12,5mm, com comprimento das peças são de 17,32mm. Segue abaixo o croqui da peça utilizada durante a realização do ensaio.
Antes de começar o ensaio temos que configurar a máquina de como ela irá operar como inicio e fim, método do ensaio, ensaio de tração, informar qual aço está usando. Essa configuração antes do ensaio ajuda a verificar o comportamento do material no final após ensaio.
Esse ensaio é para submeter um corpo-de-prova a esforço de tração, geralmente até a ruptura, visando determinar uma ou mais das propriedades mecânicas do material.
Pegamos duas peças para a realização do ensaio de ruptura do cp de aço SAE 1020 conforme a NBR 6152, o ensaio da turma de terça feira (26/08/2014) foi usado os diâmetros de 6,75mm, que falhou durante a configuração/realização do ensaio, não havendo assim a realização com o uso de 6,75mm. Utilizamos o outro cp para a realização do ensaio com 12,5mm. Esse cp chegou a tensão máxima próxima a 139,30MPa com deformação de aproximadamente 12,0mm de acordo com o gráfico fornecido pelo próprio equipamento após o ensaio. Segue abaixo a imagem do resultado fornecido após ensaio.
Além de analisarmos o comportamento do material, que no nosso caso foi o aço, podemos realizar esses ensaios nos demais materiais como, latão, cobre, platina entre outros. Cada material é um ganho de resistência diferente devido a suas propriedades.