Resistência dos Materiais
1. Introdução:
A Resistência dos Materiais, também conhecida como Mecânica dos Sólidos ou Mecânica dos Corpos Deformáveis, tem por objetivo prover métodos simples para a análise dos elementos mais comuns em estruturas.
O desenvolvimento histórico da Resistência dos Materiais é uma combinação de teoria e experiência. Homens famosos, como Leonardo da Vinci (1452-1519) e Galileu Galilei (1564-1642) fizeram experiências para determinar a resistência de fios, barras e vigas, sem que tivessem desenvolvido teorias adequadas (pelos padrões de hoje) para explicar os resultados atingidos. Outros, como Leonhard Euler (1707-1783), desenvolveram teorias matemáticas muito antes de qualquer experiência que evidenciasse a importância do seu achado.
2. Definição de Estrutura:
Segundo o dicionário Aurélio a definição de estrutura é "o conjunto das partes de uma construção que se destinam a resistir cargas; armação, esqueleto, arcabouço".
Em suma podemos definir que estrutura é um conjunto de elementos ligados entre si capaz de transmitir cargas e absorver esforços, ou seja, de resistir a forças ou suportar o peso dos materiais de forma a desempenharem corretamente a sua função.
3. Tipos:
Temos dois tipos de estruturas, as fixas e as móveis.
a) Estruturas fixas: São estruturas construídas para resistirem a esforços, cujos elementos se encontram fortemente unidas para não permitirem movimentos.
b) Estruturas móveis: São estruturas, cujos elementos se encontram ligados e articulados permitindo a realização de movimentos.
4. Elementos Estruturais:
Os elementos estruturais podem ser classificados em lineares, de superfície e de volume.
3.1. Elementos Lineares (Barras): Estrutura reticular, onde uma das dimensões é preponderante em relação às outras duas.
Dentre os elementos lineares temos:
a. Vigas – são elementos estruturais geralmente compostos por barras de eixos retilíneos que estão