Inicio da filosofia e os pré-sócráticos
De
Filosofia
Colégio Marista Nossa Senhora da Conceição.
Professora: Germana.
Aluno: Inaldo Henrique.
3ºA E.M
Sumário
Introdução........................................................................................03
Desenvolvimento.............................................................................04
Conclusão........................................................................................06
Bibliografia.......................................................................................07
Introdução
Este trabalho fala sobre o início da filosofia,os pré-socráticos e a necessidade humana da filosofia. É dividido em um só capitulo, mas aborda vários aspectos sobre o assunto,pois são apenas 3 questões.
Filosofia
1. Que necessidade humana a filosofia veio suprir?
O ser humano tem por natureza o desejo de entender a razão daquilo que o cerca. De fato, desejamos saber como explicar o mundo, a existência humana, a razão do sofrimento, e até a própria capacidade inquiridora do homem. Isso significa que num sentido mais geral todos somos filósofos. Ainda que não de modo consciente e sistemático, todos nós queremos entender a realidade com a qual convivemos. A diferença é que alguns são conscientes de que é impossível não ter uma visão de mundo, e estudam mais profundamente o assunto para melhor organizar os dados da realidade; outros, porém, formam uma visão da realidade não sistemática, inconscientemente de seus próprios valores. Mas, todos são obrigados a desenvolver, ainda que intuitivamente, uma teoria interpretativa da realidade.
2. Como ocorreu o início da filosofia?
A filosofia não começou exatamente com Sócrates, nem mesmo na Grécia propriamente dita. Como supracitado, a filosofia começou ao sul da Itália e nas regiões mais próximas do Oriente, onde havia mais tranqüilidade e prosperidade. Podemos encontrar um