Resistência ao aquecimento
Aquecimento
Objetivo
Os objetivos deste trabalho são: * Certificar se os valores obtidos estão de acordo com os esperados; * Reconhecer os elementos constituintes do circuito elétrico; * Identificar o material e saber a função de cada um; * Montar o circuito; * Determinar a massa e o tempo da água; * Calcular a potência útil, a potência fornecida e o rendimento; * Traçar o gráfico na máquina gráfica e calcular o declive.
Introdução Teórica
Esta atividade baseia-se no tema das transferências de energia. Nomeadamente neste caso, a transferência de calor da resistência elétrica para a água, o que resulta num aumento da energia interna da mesma.
Portanto, é necessário dominar os seguintes conceitos:
- Calor: é a nomenclatura atribuída à energia sendo transferida de um sistema a outro exclusivamente em virtude da diferença de temperaturas entre eles. O calor é uma das duas formas disponíveis para se transferir energia de um sistema a outro e expressa a quantidade de energia transferida através da fronteira comum aos sistemas.
- Energia interna: é o conteúdo total em energia de um sistema termodinâmico. No senso comum energia interna e calor são geralmente confundidos, mas é bom saber que os dois constituem-se por definições bem distintas, definições que implicam o facto de se poder dizer sem erro que um sistema qualquer possui energia interna e também o facto de jamais se poder dizer que um sistema possui calor.
Parte Experimental
Material Utilizado: * Fonte de Alimentação; * Sensor de Temperatura (e Calculadora); * Voltímetro; * Amperímetro; * Gobelé; * Resistência de Aquecimento; * Cronómetro; * Balança; * Fios de ligação; * Recipiente Isolante.
Informação de Segurança: A bancada deve ser mantida limpa e arrumada.
Esquema de Montagem:
Esquema [ 1 ] - Esquema de Montagem (Falta o Cronómetro)
Reagentes/Produtos:
* -Água (200 g)
Procedimento: *