Resistores
Código de Cores em Resistores
Classificação e análise de resistores, utilizando código de cores, no auxilio da especificação técnica de componentes elétricos.
Grupo: Letícia Formiga Silva – Turma E – Matutino - SA
Orientador : Profº Valério Ramos Batista
Introdução
Por seu tamanho muito reduzido, é inviável imprimir nos resistores os valores ôhmicos de suas respectivas resistências, utilizando assim um código universal para a identificação, chamado Código de Cores, que consiste em faixas coloridas indicadas no corpo do próprio resistor, onde suas posições alteram os valores nominais bem como sua taxa de tolerância. Existe uma grande dificuldade entre técnicos da área em identificar rapidamente esse tipo de componente pelo tamanho reduzido, variações na medição (multímetro) e por diferenças entre valores nominais (literatura) e reais em experimentos eletroeletrônicos. Para isso são necessárias tabelas de handbooks para as diferentes series de resistores, até que se encontre o componente ideal. O projeto relacionará o posicionamento das faixas e informações técnicas de handbooks, visando fornecer maior rapidez e dinamicidade na escolha mais apropriada dos resistores, dando possibilidades ao usuário de diferentes (mas ainda próximos) tipos de resistores.
Objetivos
O projeto tem como objetivo relacionar os valores de resistores ôhmicos usualmente encontrados em casas técnicas especializadas, com o código de cores utilizado universalmente para caracterizá-los. Para isso o programa baseou-se em um banco de dados, em que todos os cálculos de tolerância e faixas de uso (maior, menor e aproximadamente) fossem mostrados ao usuário de forma rápida e simplificada.
Justificativa
A interface usuário-programa facilitaria a identificação de componentes elétricos com mais precisão e rapidez, dispensando o uso de extensas listas de handbooks e reduziria o tempo de identificação de componentes tão pequenos. Se fosse