resistores
Reconhecer o valor nominal de resistores através da leitura de código de cores.
Determinar a potência máxima de trabalho de resistores.
Familiarizar-se com os instrumentos analógico e digital de medida de resistência.
Determinar a resistência de um componente utilizando instrumento de medida.
2. INTRODUÇÃO
Os resistores são componentes elétricos construídos com a finalidade de oferecer oposição à passagem de corrente. Numericamente, a resistência é uma grandeza que relaciona a tensão aplicada ao componente com a corrente produzida através do mesmo.
Basicamente os resistores são representados da seguinte maneira:
Os resistores são especificados pela sua resistência medida em ohms (Ω) e seus múltiplos, quilo Ohm (KΩ) e mega ohm (MΩ). Em alguns tipos de resistores os valores da resistência são dados por faixas coloridas segundo um código internacional. Existem dois códigos de faixas coloridas utilizados atualmente. Cada cor significa um algarismo de 0 a 9 e a faixas a posição do algarismo. Um deles faz uso de 4 faixas. A primeira faixa é o valor do primeiro algarismo e a segunda do segundo algarismo. Já a terceira faixa é o algarismo multiplicador, que pode ser considerada a quantidade de "Zeros" que colocaremos após o valor da primeira e segunda faixa. A quarta faixa significa a tolerância, ou seja, a variação máxima que pode ocorrer acima ou abaixo do valor do resistor. O outro código de cores utiliza 5 faixas. Este código utiliza as três primeiras faixas para valores, quarta faixa para o multiplicador (quantidade de zeros) e a quinta para tolerância.
O ohmímetro é um instrumento usado para realizar dentre outras as seguintes tarefas: medir a resistência de um elemento individual ou de elementos combinados; detectar situações do circuito aberto (resistência alta) e do curto-circuito (resistência baixa);