Resistor
Há duas formas de conhecer o valor de um resistor, uma delas é utilizando o multímetro que deve ser ligado em paralelo ao resistor para que se obtenha a medida, a outra forma de conhecer o valor de um resistor é através do código de cores o que é mais eficaz, pois às vezes o componente esta soldado no circuito impossibilitando assim que se utilize o multímetro. O código de cores é a convenção utilizada para identificação de resistores de uso geral.
Para determinar o valor de um resistor devemos:
1-Identificar a cor do primeiro anel, e verificar através da tabela de cores o algarismo correspondente à cor. Este algarismo será o primeiro dígito do valor do resistor.
2-Identificar a cor do segundo anel. Determinar o algarismo correspondente ao segundo dígito do valor da resistência.
3-Identificar a cor do terceiro anel. Determinar o valor para multiplicar o número formado pelos itens anteriores. Efetuar a operação e obter o valor da resistência.
4-Identificar a cor do quarto anel e verificar a porcentagem de tolerância do valor nominal da resistência do resistor.
Associação de Resistores
No cotidiano utilizamos vários aparelhos elétricos onde são empregados circuitos com dois ou mais resistores. Em muitos destes circuitos utiliza-se uma associação de resistores. A associação de resistores pode ocorrer basicamente de três maneiras diferentes: Associação em série, associação em paralelo e associação mista.
Em algumas aplicações vários resistores são ligados um em seguida do outro para obter o circuito desejado, como é o caso das lâmpadas decorativas de natal, um bom exemplo de associação de resistores em série.
Para efeito de cálculos, em muitos casos será necessário descobrir como a série de resistores se comporta como um todo. Nestes casos utilizamos o conceito de resistor equivalente. Que é um resistor que tem as mesmas propriedades da associação, ou seja, uma