resistencias dos materiais
CONCEITOS
Em situações em que o material de um componente distinto está sujeito a aplicação de forças externas, é necessário conhecer suas características de forma a prever o seu comportamento quando submetido a esforços excessivos de maneira que qualquer deformação resultante não seja demasiada e não propicie a fratura do elemento.
As propriedades mecânicas dos materiais são validadas pela execução de experimentos realizados em laboratórios especializados, isto é, com ferramentas capazes de reproduzir de forma exata as condições de serviço do material. Dentro os principais fatores a serem considerados, incluem-se a natureza da carga aplicada, a duração da sua aplicação e as condições ambientais. Desta maneira, a carga pode ser de tração, compressiva ou de cisalhamento, e a sua magnitude pode ser constante ou flutuar continuamente ao longo do tempo.
Algumas das principais propriedades mecânicas a serem consideradas sobre os materiais é com relação a sua dureza, resistência a tração, ductilidade, elasticidade, fadiga, fluência e tenacidade, entre outras. TIPO DE TENSÕES APLICADAS SOBRE OS MATERIAIS
Como dito anteriormente os materiais, sofrem com a incidência ações externas ao meio (forças existentes, como peso próprio, ação do vento, etc.) que provocam mudanças consideráveis em suas propriedades, e essa forma de aplicação das tensões varia muito em relação ao tipo de apoio ou inércia provocada pelo “corpo”. As tensões, em suas maioria, podem ocorrer por tração, compressão, cisalhamento, flexão e torção, conforme descrito a seguir:
Tração
Solicitação que tende a alongar o corpo, ocorre no sentido inverso ao apoio ou inercia resultante do sistema de forças.
Compressão
Solicitação que tende a encurtar o corpo, ocorre no mesmo sentido da reação de apoio ou inércia resultante do sistema de forças.
Cisalhamento ou Corte
Solicitação que tende a cortar o corpo, ocorre com o deslocamento