Resistencia
1
Trabalho Semestral
Proposta: Promover a interação entre alunos de forma a organizar uma mini-empresa que fabrique pontes de macarrão. Para isto propõem-se a construção de um pórtico (ponte) que obtenha a mínima relação entre massa própria e peso suportado, construído com macarrão cru.
Organização do Trabalho: Os grupos devem conter 6 participantes que se dividiram nas seguintes tarefas: Gerencia (apresentação do trabalho final); Engenharia do Produto (cálculo do produto); Compras e Qualidade (verificar melhor macarrão); - Processo produtivo (plano de produção); - Marketing e Vendas (propaganda para venda); Meio Ambiente e Resíduos (melhor forma de descartar o macarrão e a cola após testes). Todos devem ajudar na construção da ponte, isto é, todos serão também os operadores e construtores da ponte.
Apresentação do Trabalho: O trabalho deve conter: 1ª Parte - Trabalho escrito: - Capa - Resumo - Introdução - Descritivo - Cálculos - Conclusão - Bibliografia
Justificativa: A utilização de macarrão cru se faz necessário devido a sua resistência ser apenas a tração e compressão (princípio do elemento de treliça), garantindo a função estrutural de montagem dos elementos.
Engenharia de Produção Resistência dos Materiais 2º Sem. 2012 Prof. MSc. Eng. Márcio Moura Materiais: - Até 1000 g de macarrão do tipo espaguete n° 8 maciço; - 4 bastonetes de cola “quente” ou sugestões renováveis; - Alicate; - Aplicador de cola.
2
Regras: Cada equipe deve projetar, calcular e construir uma ponte com no máximo 1000 g de macarrão do tipo espaguete cru. Cada equipe deverá ser composta de no máximo 6 alunos. Cargas verticais serão aplicadas no centro da parte inferior do pórtico através de um fio que deve formar um ponto de aplicação da carga. As cargas serão aplicadas pelos próprios construtores da ponte. A ponte deve ter um vão mínimo conforme figura a seguir:
Peso