Resistencia dos materiais
1º _ Introduzir a peça no forno, e aquecer a temperatura de 830ºC. Deixar a mesma por um período de 10 min., até que seja efetuada sua completa Austenitização.
2º _ Após o aquecimento, retirar a mesma do forno, e enviar para o próximo forno preparado com sais fundidos de nitratos de sódio e de potássio, aquecidos a temperatura de 300ºC. 3º _ Introduzir a peça no forno com banho de sais fundidos de nitratos de sódio e de potássio, e manter a uma temperatura constante de 300ºC, A temperatura pode variar no máximo entre 280ºC e 350ºC, e manter por um período de 40 min. Para assegurar uma completa transformação da austenita em bainita, para assegurar que NÂO ocorra outra transformação da austenita na bainita.
4º _ Retirar a peça do banho de sais fundidos de nitratos de sódio e de potássio, e deixar a mesma resfriar em uma bancada ao ar livre.
OBS: Cuidado ao manusear a peça para deixá-la exposta ao ar livre, isolar área ao redor, a fim de evitar com que alguém se queime com a mesma.
5 º _ Após o resfriamento da peça até a temperatura ambiente, efetuar a limpeza da mesma com água, deixando isenta de qualquer resíduo obtido através do banho de sais fundidos.
6º _ Após a limpeza, enviar a peça para a análise de dureza no laboratório de ensaios. A mesma deve estar com sua dureza variando entre 40 e 50 HRC.
OBS: Caso a dureza encontrada for menor que o especificado acionar a Engenharia imediatamente para acompanhamento da inspeção metalográfica, ensaios de tração e acompanhamento do próximo lote.
7º_ A microestrutura encontrada será a Bainita.
FICHA DE INSTRUÇÃO
CLIENTE: ETEP FACULDADES OP N°: DATA: ENGENHEIRO RESPONSÁVEL: ALUNO DA ETEP
MATERIAL: AÇO 4340 DIMENSÃO: 15x15 mm TRATAMENTO: AUSTÊMPERA VISTA ISOMÉTRICA DA PEÇA:
FICHA DE INSTRUÇÃO