conceitos
Para se ter um sistema de controle de custos é necessário desde a análise e a atribuição de custos a produtos e departamentos, esse sistema pode ser definido como o conjunto de técnicas e recursos aplicados por uma empresa ao seguimento dos seus gastos (custos e despesas).
Segundo especialistas, as diretrizes ajudam na orientação dos administradores para a criação e renovação de seu sistema de controle de custos.
PRIMEIRA DIRETRIZ
Mostra que cada empresa tem seu próprio sistema de controle e analise de custos, que nenhuma empresa é igual e tem o mesmo ramo de atividades, ou seja cada empresa tem sua cultura, competência, personalidade, processo de produção, objetivos, politicas, princípios. Seus princípios são sempre os mesmos, já na pratica tem que se incorporar as adaptações para as necessidades de cada empresa especifica.
SEGUNDA DIRETRIZ
Por mais eficaz que seja o sistema de controle e analise não compensa, há má administração da empresa é recomendável é recomendável que verifique as causas desses problemas. Caso se prove que as dificuldades financeiras seja por incompetência de um ou mais administrador é necessário alterações de pessoal.
O sistema não compensa a ineficiência administrativa, mas ajuda na redução de perdas da empresa.
TERCEIRA DIRETRIZ
Deve-se dar preferência ao sistema mais simples, quanto mais complexo , maior será o custo da implantação, cada operação deve ser analisada para estabelecer se é necessária substituída, o mesmo acontece quando se adota sistema de custeio baseado em atividades.
QUARTA DIRETRIZ
Revisão do sistema de controle e analise de custos compreende a criação de custeio e das técnicas orçamentarias da empresa.
QUINTA DIRETRIZ
No caso de se implantar algo novo com um sistema de controle e analise de custos, é necessário contratar profissionais qualificados ou fazer treinamento dos funcionários já existentes na empresa, para exercer funções novas.