resistencia de materiais
Introdução
Em um passado não muito distante, comprar um monitor de vídeo ou uma televisão consistia em adquirir um aparelho grandalhão e pesado, afinal, estes dispositivos eram do tipo CRT (Catodic Ray Tube - Tubo de raios catódicos). Hoje, no entanto, monitores e televisores ocupam muito menos espaço e oferecem melhor qualidade de imagem. Duas tecnologias bastante populares neste segmento são as telas de LCD (Liquid Crystal Display) e Plasma, que também podem ser empregadas em dispositivos portáteis. Como se não bastasse, estas tecnologias logo começaram a dividir espaço com telas de OLED (Organic Light-Emitting Diode) e AMOLED (Active Matrix Organic Light-Emitting Diode). Mas, o que estes nomes significam? Qual a diferença entre LCD e Plasma? Telas OLED ou AMOLED são melhores em quê? O InfoWester apresenta as respostas para estas e outras questões a seguir.
Links diretos:
- O que é LCD?;
- Matriz ativa e matriz passiva;
- Tipos de LCD;
- O que é Plasma?;
- LCD ou Plasma?;
- Tempo de resposta;
- Taxa de atualização;
- Tamanho da tela e resolução;
- Contraste e brilho;
- Ângulo de visão;
- OLED;
- AMOLED;
- Telas sensíveis ao toque;
- Telas resistivas;
- Telas capacitivas;
- Telas 3D;
- Gorilla Glass.
O que é LCD?
A tecnologia LCD (Liquid Crystal Display - Telas de Cristal Líquido) não é empregada apenas em monitores ou TVs. No mercado, é possível encontrar dispositivos portáteis - como consoles de games, telefones celulares, calculadoras e câmeras digitais - cujas telas também fazem uso desta tecnologia. Laptops, por exemplo, utilizam este tipo de tela há anos.
Tal como o seu nome indica, o "segredo" do LCD está em um material chamado cristal líquido, que recebe este nome porque, apesar de não se tratar exatamente de um componente líquido, suas características o fazem agir como tal.
Em sua constituição mais simples, as moléculas de cristal líquido são distribuídas entre duas lâminas