Resista ao espirito do mundo
Em 1911, autoridades britânicas aprovaram uma lei destinada a salvar a vida de mineradores de carvão. Em cada mina deveriam ser colocados dois canários. Por quê? Em caso de incêndio, a equipe de resgate desceria com esses dois pássaros, que são sensíveis a gases venenosos, como o monóxido de carbono. Se o ar ficasse contaminado, os canários mostrariam sinais de angústia, até mesmo caindo do poleiro. Esse primeiro aviso seria vital. O monóxido de carbono é um gás sem cor e sem cheiro, que mata por impedir que os glóbulos vermelhos transportem o oxigênio pelo corpo. Se não fossem avisados do perigo, os membros da equipe de resgate poderiam desmaiar e morrer, sem perceber que foram envenenados. Em sentido espiritual, os cristãos hoje enfrentam uma situação comparável á dos mineradores. (ler Efésios 2:2.)
O “ar”, ou espírito deste mundo é uma força invisível e impulsionadora, que promove a desobediência a Deus, o desejo da carne e o desejo dos olhos. Esse espírito exerce autoridade no sentido que agrada e atrai nossa carne pecaminosa, ele se espalha de forma sutil e incessante, é como o ar que respiramos esta em toda parte. Este espírito é venenoso. Porque se origina do governante deste mundo, Satanás. O espírito do mundo incentiva a viver de acordo com a carne, quer dizer, de acordo com a nossa imperfeição pecaminosa. Isto é mortífero porque se vivermos de acordo com a carne certamente morreremos, Romanos 8:6 nos confirma isso.
O próprio Senhor Jesus, reconhecia o perigo desse espírito, quando ele confiou a seus discípulos a obra de pregar as boas novas em todo o mundo, ele sabia que os estava enviando a um território perigoso, dominado por Satanás e o espírito do mundo. Jesus estava tão preocupado com seus discípulos que, na noite antes de morrer, orou a seu Pai: “Solicito-te, não que os tires do mundo, mas que vigies sobre eles, por causa do iníquo” (João 17:15). Jesus sabia que seus discípulos precisariam de ajuda por isso ele