Resista ao espírito do mundo
NUMA noite de dezembro, em 1984, aconteceu algo chocante em Bhopal, na Índia. Naquela cidade há uma fábrica de produtos químicos, e naquela noite de dezembro, houve um defeito numa válvula de um dos tanques de gás. De repente, toneladas de isocianato de metila começaram a espalhar-se pelo ar. Este gás mortífero, levado pelo vento, penetrou nas casas e atingiu as famílias adormecidas. Os mortos somaram milhares, e muitos outros ficaram com sequelas permanentes. Foi o pior acidente industrial até aquela época.
As pessoas ficaram penalizadas quando souberam do caso de Bhopal. Mas, embora este gás seja mortífero, matou muito menos pessoas do que são mortas espiritualmente por um “gás” que as pessoas inalam todo dia no mundo inteiro. A Bíblia o chama de “o espírito do mundo”. É esta atmosfera mortífera que o apóstolo Paulo contrastou com o espírito da parte de Deus ao dizer o que está descrito em 1 Coríntios 2:12
Exatamente o que é “o espírito do mundo”? É a força ativadora, egoísta e pecaminosa, que impulsiona o mundo da sociedade humana injusta. Trata-se da tendência pecaminosa que permeia o pensamento deste mundo e influencia poderosamente a maneira em que as pessoas agem.
Este espírito é venenoso. Por quê? Porque se origina do “governante deste mundo”, Satanás. Na realidade, ele é chamado de “o governante da autoridade do ar. É difícil evitar este “ar”, ou “o espírito que agora opera nos filhos da desobediência”. Está em toda a parte na sociedade humana. Inalando-o, começamos a adotar suas atitudes, seus objetivos. O espírito do mundo incentiva a ‘viver de acordo com a carne’, quer dizer, de acordo com a nossa imperfeição pecaminosa. Isto é mortífero, porque ‘se vivermos de acordo com a carne, certamente morreremos’.
Babilônia a grande é a parte religiosa do mundo mau usada pelo arque enganador para cegar e confundir a humanidade.
O sistema comercial ganancioso, ou alto comércio, é outra parte do mundo de satanás; ele usa isso