Resina deslizante
LA
29
29
Recuperação de guias ou vias deslizantes I
U
ma máquina foi retirada do setor de produção e levada para o setor de manutenção porque havia atingido o seu ponto de reforma. A equipe de manutenção escolhida para a reforma constatou, por meio da análise geométrica, que havia necessidade de restaurar as guias de deslizamento do barramento.
Como a equipe de manutenção procedeu para recuperar as guias de deslizamento? Nesta aula estudaremos como se faz para restaurar guias de deslizamento.
Conceito de guias ou vias
Guias são elementos de máquinas que permitem o direcionamento do movimento executado por outros elementos mecânicos nelas condicionados.
Os movimentos de rotação executados por eixos são direcionados pelos mancais nos quais se apóiam.
Porém, em muitas máquinas, vários elementos executam movimento retilíneo que é direcionado pelas guias constituídas por prismas deslizantes.
As figuras a seguir mostram guias prismáticas em corte e uma fresadora na qual eles são aplicados.
As guias também são conhecidas pelo nome de vias de deslizamento ou vias vias deslizantes.
Material usado na fabricação de vias deslizantes
As vias deslizantes estão sujeitas ao desgaste por abrasão; solda a frio; sinterização ou vitrificação. Por causa desses fenômenos, os materiais utilizados na fabricação de vias deslizantes devem apresentar a capacidade de sofrer desgastes mútuos.
Entre os materiais existentes para fabricar vias deslizantes, o ferro fundido é o mais empregado, que pode, conforme o caso, formar vias brandas ou duras.
As vias duras são tratadas por chama ou por indução e retificadas.
Possibilidades de emparelhamento de vias deslizantes
·
·
·
Existem as seguintes possibilidades de emparelhamento de vias deslizantes: carro brando sobre via branda; carro duro sobre via dura; carro brando sobre via dura.
O emparelhamento de carro brando sobre via dura é o mais conveniente, pois o carro brando,