Resinas e Aditivos para o processo de moldagem por sopro
PROFESSOR:
DISCIPLINA: MOLDAGEM POR SOPRO
RESINAS E ADITIVOS UTILIZADOS NO PROCESSO DE SOPRO
Aluno:
Simões Filho, Bahia, Brasil
2014
RESINAS E ADITIVOS UTILIZADOS NO PROCESSO DE SOPRO
Pesquisa sobre resinas e aditivos utilizadas no processo de sopro, atividade que conta como critério parcial de avaliação na disciplina de Moldagem por Sopro, Transformação de Plástico, Orientador Rafael Machado.
Simões Filho, Bahia, Brasil
2014
Resinas:
Processo de sopro é um processo que trabalha de forma pneumática para expandir um polímero macio nas paredes do molde. Um cilindro de plástico aquecido, designado por parizon, é colocado dentro do molde, o molde é fechado prendendo as extremidades do cilindro e é injetado ar comprimido que força o plástico contra as extremidades do molde. Muito utilizado na fabricação de garrafas e peças ocas em geral. Nos processos de moldagem por sopro normalmente são utilizados materiais termoplásticos, principalmente o polietileno, polipropileno, policloreto de vinila e o politereftalato de etileno.
Outros polímeros de engenharia também são soprados, mas com pouco percentual em relação aos já citados. Aproximadamente 50% dos produtos soprados são PEAD (polietileno de alta densidade). Em especial temos as garrafas de refrigerante que representam grande parte dos produtos soprados e são fabricadas em PET.
Aditivos:
Grande parte dos plásticos e borrachas vendidos é na verdade uma mistura de polímeros com um ou mais aditivos, ou seja, um composto. Essas misturas visam melhorar as propriedades dos polímeros e diminuir custos. Os aditivos mais utilizados no processo de sopro são:
Deslizantes: São utilizados para auxiliar o processamento dos plásticos, melhorando as propriedades de fluidez.
Estabilizadores de luz ultravioleta: Estes aditivos absorvem esta energia evitando a quebra das ligações químicas do polímero.