Residuos Tecnologicos 1
CURSO: TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE
DISCIPLINA: GERENCIAMENTO DE RESIDUOS SOLIDOS E URBANOS
MÓDULO II – 2015
Resíduos tecnológicos e seu impacto no meio ambiente
Técnicos responsáveis:
Dielly
Beatriz
Edson
Evanderson
Kleyton
Maria de Lourdes
Walmir
Viçosa – MG
AGOSTO, 2015
1. Introdução
2.
3. O lixo tecnológico representa um grande perigo ao meio ambiente e também prejudicar a saúde de todos os seres vivos. Cerca de 50 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos são jogadas fora, todos os anos, pela população do mundo, esse problema deve-se ao grande crescimento populacional e ao espírito de consumismo das pessoas devido ao fato da rapidez com que as empresas lançam no mercado novos modelos de equipamentos eletroeletrônicos. No imaginário popular, quem não adere às novas tecnologias está parado no tempo. O resultado é que, antes mesmo de apresentarem qualquer problema, os aparelhos são substituídos por outros mais modernos, em um período cada vez mais curto.
4. Esses bens de consumo fazem parte cada vez mais da nossa vida diária. Entretanto, a diminuição da vida útil desses equipamentos faz com que se tornem rapidamente obsoletos. Computadores, televisores e seus periféricos são comumente encontrados nos resíduos coletados.
5.
6. Desenvolvimento
7.
8. É considerado lixo tecnológico ou lixo eletrônico aparelhos eletrodomésticos e equipamentos e componentes eletroeletrônicos de uso doméstico, industrial, comercial ou do setor de serviços que não sejam usados mais e que serão descartados, como componentes e periféricos de computadores, monitores, televisores, baterias, pilhas e produtos magnetizados.
9. Foi estabelecido pela lei nº 13.576 para que equipamentos e componentes eletroeletrônicos que não estejam mais em uso, considerados lixo tecnológico, devem receber destinação final especial para não provocarem danos e impactos negativos ao meio ambiente e à sociedade. A responsabilidade desses produtos fica a cargo