Situação do mercado de trabalo br

291 palavras 2 páginas
A crise econômica e política brasileira prossegue destruindo postos de trabalho. No ano, o Brasil já perdeu 244 mil postos de empregos. Só em maio, foram fechadas 115 mil vagas. É o primeiro resultado negativo para o mês desde 1992. Os números são do Ministério do Trabalho.
A agricultura foi o único setor que contratou mais do que demitiu em maio. No comércio, no setor de serviços, na construção civil e na indústria o saldo foi negativo.
Cada vez tem mais máquinas paradas e linhas de produção vazias. A indústria respondeu por mais da metade das vagas fechadas em maio no país. O pior é que esses desempregados da indústria têm mais dificuldade de voltar ao mercado.
“Um outro agravante é o fato de esse trabalhador muitas vezes ter o conhecimento específico. Sua reinserção no mercado de trabalho pode ser mais demorada”, disse o economista Fábio Romão.
Quem precisa voltar com urgência ao mercado de trabalho nem sempre consegue esperar uma proposta de salário à altura da sua qualificação. Essa tendência de agarrar uma nova oportunidade por um salário menor pode ajudar a interromper em 2015 uma sequência de 11 anos de ganhos reais da renda média do trabalhador.
Desde fevereiro, o valor médio dos salários vem perdendo seguidamente para a inflação. Em maio, a desvalorização foi de 2% em relação ao mesmo mês do anterior. “O trabalhador hoje está com o seu poder de barganha em negociação salarial reduzido, porque é evidente essa piora no mercado de trabalho”, explicou o economista. “O segundo ponto é a inflação. Ela pode ter um pico anual em julho desse ano perto de 9,5%. Quanto mais alta a inflação entre um dissídio salarial e outro, mais difícil é você negociar um ganho real”, completou

Relacionados

  • Marketing
    6117 palavras | 25 páginas
  • pESQUISA SOBRE TRÁFICO DE MULHERES
    96454 palavras | 386 páginas
  • Ajuste GMC Plus
    115428 palavras | 462 páginas