Artigo Lixo Eletrônico Reciclar e Reaproveitar é fundamental
Moreira, Lenaldo Oliveira, Bruno Dore, Marla Branco,Teófilo
resumo
Lixo Tecnológico são resíduos resultantes da rápida obsolescência de equipamentos eletrônicos, que são descartados em lixões e constituem-se num sério risco para o meio ambiente. Qual a solução para essa problemática? Reciclagem, pois através dela é possível gerar matérias-primas que voltam ao ciclo produtivo. A reciclagem deve ser feita de maneira sustentável e com medidas ambientais. Coréia do Sul e Japão reciclam quase que totalmente seu lixo eletrônico devido à escassez de matéria-prima em seus territórios. E o reaproveitamento social para equipamentos ainda em condições de uso contribuindo com a inclusão digital, também é uma solução bastante eficiente.
No Brasil, a discussão ainda é superficial com poucas contramedidas. Tudo isso só reforça a necessidade de que é preciso reciclar os aparelhos eletrônicos que não serão mais utilizados. Existem várias empresas, ONGs e institutos que lidam com a reciclagem ou destino destes materiais, também é possível fazer doações para organizações que trabalham com a inclusão digital.
palavras-chave:
Lixo tecnológico; reciclagem; reutilização; meio ambiente; inclusão digital; reaproveitamento; destinação.
Resíduo eletrônico ou lixo Tecnológico é o nome dado aos resíduos resultantes da rápida obsolescência de equipamentos eletrônicos (Gadget, televisores, aparelhos de telefonia móvel, computadores, eletrodomésticos e outros dispositivos). PT.wikipedia.org [2].
Esses resíduos, descartados em lixões, locais inapropriados, na natureza, constituem-se num sério risco para o meio ambiente, pois possuem em sua composição metais pesados altamente tóxicos, tais como mercúrio, cádmio, berílio e chumbo. Esses elementos em contato com o solo contaminam os lençóis freáticos; se queimados, poluem o ar e há a contaminação em seres vivos de um modo geral um exemplo: são as doenças graves