Residuos
Fábio Chaves Chanakian Antonio Freitas S. Filho²
RESUMO
Este artigo científico trata sobre a reciclagem dos resíduos sólidos da construção civil. Este trabalho científico tem como objetivo analisar quais os principais métodos para dispor e reaproveitar resíduos sólidos oriundos da construção civil. Seus objetivos específicos são demonstrar os males causados pelos resíduos sólidos depositados em locais indevidos e esclarecer as causas deste descarte irregular. Para a elaboração deste artigo, procedeu-se a uma pesquisa bibliográfica. Os resíduos sólidos depositados em locais indevidos têm causado muitos malefícios à população, a exemplo de doenças, proliferação de insetos, mau cheiro, inundações e outras manifestações. Uma das causas para este descarte irregular é a distância entre a construção e os locais adequados, o que gera despesas. Pela pesquisa realizada, constatou-se que a reciclagem é uma alternativa eficaz para o problema dos resíduos oriundos da construção civil.
Palavras-Chave: Construção Civil. Resíduos. Reciclagem.
1. INTRODUÇÃO
No Brasil e na América Latina, como um todo, os problemas de gerenciamento dos resíduos sólidos, principalmente referentes às etapas de acondicionamento e destinação final, têm colaborado para o incremento da poluição ambiental e contribuído de forma importante para o agravamento de diversas doenças que podem acometer a população (CUSSIOL, 2000).
Atualmente, nos grandes centros urbanos, a população tem crescido de forma desordenada e as altas taxas demográficas associadas ao desenvolvimento econômico do mundo provocaram a construção desenfreada de edificações, acarretando o aumento da geração de resíduos sólidos oriundos da construção civil. Neste contexto, tornam-se necessárias que se adotem medidas para regulamentar o descarte dos entulhos advindos da construção civil