Residuos solidos
O tema abordado neste trabalho é os resíduos sólidos urbanos.
Os Resíduos Sólidos Urbanos, significa lixo urbano - aquilo que se deitou fora, porque está gasto, sujo ou não é útil. Os vários de tipos de RSU são metais, plásticos, vidro, papel e matéria orgânica.
As lixeiras são locais onde foram depositados resíduos durante vários anos, de forma descontrolada e sem qualquer controlo ambiental. O facto de não haver tratamento ambiental nas lixeiras causa impactos ambientais negativos, ao nível da poluição dos lençóis freáticos e da atmosfera. Assim, as lixeiras foram substituidas por aterros sanitários.
A reciclagem é o reaproveitamento e a reutilização de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto.
Resíduos sólidos urbanos
Os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) ou lixo urbano é tudo aquilo que se deitou fora porque está gasto, sujo ou não é útil, resultantes da actividade doméstica e comercial das povoações. A sua composição varia de população para população, dependendo da situação socioeconómica e das condições e hábitos de vida de cada um.
Os RSU são classificados como: * Matéria orgânica: Restos de comida; * Papel e papelão: Jornais, revistas, caixas e embalagens; * Plásticos: Garrafas, garrafões, frascos, embalagens, boiões; * Vidro: Garrafas, frascos, copos; * Metais: Latas;
A recolha pode ser Indiferenciada ou Selectiva. * A recolha é Indiferenciada quando não ocorre nenhum tipo de selecção dos resíduos e são enviadas para aterros sanitários. * A recolha é Selectiva quando os resíduos são recolhidos já com os seus componentes separados de acordo com o tipo de resíduo.
Após a recolha, o lixo pode ser enviado para um aterro sanitário, uma unidade de incineração e uma unidade de reciclagem.
Existe outros tipos de resíduos: * Resíduos sólidos industriais – são produtos resultantes da preparação e manufactura, mas já não são necessários. Podem ser resíduos inócuos e