Residuos Solidos
Um dos principais problemas encontrados nas cidades, especialmente nas grandes é o lixo sólido, resultado de uma sociedade que a cada dia consome mais. Esse processo decorre da cumulação dos dejetos que nem sempre possui um lugar e um tratamento adequado. Isso tende a aumentar, uma vez que a população aumenta e gera elevação no consumo, e consumo significa lixo.
A questão do consumo está diretamente ligada ao modelo de desenvolvimento que vivemos, vinculada ao incentivo do consumo, pois muitas vezes adquirimos coisas que não são necessárias, e tudo que consumimos produzem impactos. Há aproximadamente 40 anos a quantidade de lixo gerada era muito inferior à atual, hoje a população aumentou, a globalização se encontra em um estágio avançado, além disso, as inovações tecnológicas no seguimento dos meios de comunicação (rádio, televisão, internet, celular etc.) facilitaram a dispersão de mercadorias em nível mundial.
Antes do processo da Primeira Revolução Industrial o lixo produzido pelas residências era composto basicamente de matéria orgânica, desta forma era fácil eliminá-los, bastava enterrar, além disso, as cidades eram menores e o numero da população restrita. Mais tarde com o crescimento em escala mundial da industrialização, acelerado aumento da população e dos centros urbanos, que ocorreu principalmente na segunda metade do século XX, desencadeou o aumento significativo na quantidade de lixo, que é depositado, em grande parte, nos lixões, e variedades em suas composições.
Os lixões retratam além de problemas ambientais os sociais, a parcela da sociedade excluída que busca nesses locais materiais para vender (papeis plásticos, latas, entre outros). Às vezes as pessoas buscam também alimentos, ou melhor, restos para o seu consumo, muitas vezes estragados e contaminados, demonstrando o ápice da degradação humana.
LIXO: CLASSIFICAÇÃO, ORIGEM E CARACTERÍSTICAS
Lixo é basicamente todo e qualquer resíduo sólido proveniente das