Residuos solidos
RESUMO
Abordei esse tema para mostrar de que forma a geração de resíduos sólidos vem preocupando a humanidade, e o que é considerado material reciclável dentro dos resíduos gerados. Para tanto, parti da idéia de que o desenvolvimento da humanidade, desde o tempo das primeiras comunidades isoladas, tem implicado a diversificação das suas necessidades. O crescimento populacional do último século aliado ao uso não sustentável dos recursos naturais tem gerado ainda mais o esgotamento dos mesmos e o aumento acelerado da geração de resíduos sólidos, que determinaram um processo contínuo de deterioração do meio ambiente com sérias implicações na qualidade de vida do homem. Diante desse cenário em constante evolução foi desenvolvida a “reciclagem”, a qual é acompanhada das idéias de “reduzir” a produção de lixo e “reaproveitar” os materiais usados. A reciclagem de resíduos sólidos no Brasil está em constante desenvolvimento, não somente pela evolução da educação e da preocupação com o meio ambiente, mas principalmente pela exaustão dos recursos naturais.
Palavras-chave: Resíduos Sólidos; Políticas Públicas; Gestão Ambiental.
1 INTRODUÇÃO
Voltando atrás no tempo, no período da Pré-história, percebemos que os humanos viviam em pequenos grupos que se abrigavam em cavernas e se alimentavam dos animais que caçavam e das plantas que apanhavam. Eles se mudavam com freqüência à procura de mais recursos e nunca ficavam num mesmo lugar tempo suficiente para acumular muito lixo. Seus resíduos eram compostos por ossadas e objetos de pedra lascada.
Com o passar do tempo os humanos passaram a se estabelecer em comunidades permanentes aumentando assim a concentração de pessoas e de resíduos produzidos por elas. Como elas não se mudavam mais, o acúmulo desses resíduos passou a incomodar.
O lixo produzido nas cidades brasileiras tem crescido assustadoramente e as prefeituras não estão preparadas para