Residuos solidos
Os minerodutos 1 e 2 da Samarco fazem o transporte de polpa de minério de ferro concentrado, entre as unidades industriais de Mariana (MG) e Anchieta (ES). Às 08h40min durante atividade de escavação para construção do 3º mineroduto no km 259 do mineroduto( Zona rural de Guaçuí-ES),uma escavadeira atingiu o tubo do Mineroduto 01,causando pequena fissura na tubulação,ocasionando vazamento de polpa no local. Imediatamente a operação do mineroduto 1 foi interrompida e a equipe de emergência da Samarco se dirigiu ao local,conforme previsto no plano de emergencia da empresa. Uma equipe que executava o serviço no local do acidente realizou as ações iniciais para contenção do vazamento. Não houve lançamento de material em corpo d'água e o material vazado foi disposto temporariamente em uma baia de contenção.
Imediatamente após o ocorrido, a operação deste mineroduto foi interrompida e a requipe de atendimento de emergencia da Samarco foi enviada ao local. A equipe que executava o serviço realizou ações de contenção iniciais do material. Não houve contaminação de corpos d'água.Já estão sendo providenciadas as ações de reparo da tubulação e as ações de remediação da área serão iniciadas imediatamente após os reparos. (Guaçuí/ES - 03/07/2012) Esclarecemos que a presente vistoria foi realizada 8 dias após o acidente, não sendo possível a presente equipe técnica verificar a extensão da área atingida pela polpa de minério, e sim, apenas constatar o resultado das medidas de emergência adotadas pela empresa SAMARCO para promover a remoção do material extravasado.
Os impactos potencialmente ocasionados pelo acidente são a contaminação do solo e a contaminação do curso d'água. Quanto ao solo, na ocasião da istoria pode-se constatar que a remoção da polpa havia sido efetuada para um local de armazenamento temporário-bacias de contenção- de acordo com o presidente sa Samarco o material será