Corrente alternada
Antes de tudo, é muito importante que saibamos alguns conceitos referentes aos componentes dos circuitos de corrente alternada e os efeitos por eles causados. É muito comum encontrar resistores, capacitores e indutores. Cada um desses componentes causa um efeito elétrico distinto de acordo com a freqüência da corrente alternada.
Resistores
São basicamente todo e qualquer material que ofereça uma oposição elétrica, seja em corrente contínua ou em corrente alternada. Todas as leis e regras dos circuitos CC são aplicáveis aos circuitos CA. Os resistores, independentemente da freqüência, não alteram a fase da tensão e da corrente, ou seja, não atrasam a tensão ou a corrente e sua resistividade é inalterável se a freqüência alterar. Dada em ohms (Ω) e representada pela letra “R”.
Indutores
Indutores são componentes feitos com condutores em forma de espiras, que produzem um campo eletromagnético em seu redor. Os indutores, de acordo com a freqüência, assumem um valor resistivo denominado reatância indutiva, dada em Ohm e representada pela letra “Xl”. Os indutores possuem características elétricas interessantes: em correntes contínuas, há uma geração de um campo magnético nos momentos em que é fechado o circuito e depois ele atua como um curto-circuito, pois não há a variação da corrente nem geração do campo magnético. Em correntes alternadas, assume um valor resistivo (reatância indutiva) de acordo com a freqüência da CA, atrasa a fase da corrente em relação à fase da tensão e gera um campo eletromagnético, armazenando a energia elétrica. A indutância é dada em Henri e representada pela letra “L”.
Capacitores
São basicamente duas placas metálicas capazes de armazenar energia elétrica devido a um campo elétrico causado por cargas diferentes que se carregam em cada uma dessas placas (eletrodo). Assim como os indutores, podem assumir valores resistivos chamados de reatância capacitiva, dada em Ohm e representada pela letra “Xc”. Apresenta