Residencia
INTRODUÇÃO
As cidades Industriais correspondem àqueles municípios que concentram um grande número de indústrias, tendo essa como principal atividade geradora de receita.
A revolução industrial não somente levou o povo do campo para a cidade, mas deu um grande impulso à construção civil, já que a partir daquele momento as casas poderiam ser construídas em massa. A instantaneidade com que os bairros pobres foram construídos foi tão espantosa quanto a velocidade com que as ferrovias atravessaram o mundo. A cidade industrial havia nascido.
CIDADES INDUSTRIAIS
Correspondem aqueles municípios que concentram um grande número de indústrias, tendo essa como principal atividade geradora de receita.
Os grandes centros industriais do Brasil
Região Sudeste
São Paulo
No Estado de São Paulo, a maior concentração industrial está localizada na Grande São Paulo, outros municípios do Grande ABC (Santo André, São Bernardo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra), também é de grande importância industrial.
Rio de Janeiro
A maior concentração do Estado do Rio de Janeiro está no Grande Rio, um grande centro polindustrial, com destaque para o setor naval e o turismo.
Outros centros monoindustriais também merecem destaque como, Petrópolis, Nova Friburgo, Volta Redonda, Barra Mansa, Campos, entre outros.
Minas Gerais
O Estado de Minas Gerais é rico em recursos minerais, por isso destaca-se em grande centro metalúrgico e siderúrgico, situados na Grande Belo Horizonte (Belo Horizonte, Sabará, Nova Lima, Contagem, Betim) e nos municípios de Mariana, Santa Bárbara, Itabirito, Juiz de Fora, etc.
Região Sul
Rio Grande do Sul
A capital Porto Alegre é o maior destaque do Estado como centro poli industrial, e como centros periféricos destacam-se Esteio, Canoas, Gravataí. Além desses, outras cidades ganham destaque, como: Caxias, Novo Hamburgo e Pelotas.