LM35
A vantagem em relação sobre os sensores de temperatura linear calibrados em ° Kelvin, é de que não precisamos subtrair uma grande tensão constante a partir da sua saída para obter Centígrados.
LM35 da National Semiconductor é um sensor de precisão em centígrados e tem uma voltagem de saída analógica, sua faixa de medição é de -55 º C a +150 º C com uma precisão de ± 0,5 º C.
A sua melhor aplicação se dá em equipamentos industriais secos, podendo até mesmo atuar como um “fusível”, desarmando o circuito em caso de alta temperatura.
Aplicações usuais:
O LM35 não necessita de qualquer calibração externa para fornecer os dados com exatidão, este sensor tem uma resolução de 10mV por cada 1ºC poderemos deduzir uma expressão para a temperatura em função do valor lido.
O LM 35 tem uma grande gama de encapsulamentos, onde o mais comum é o TO-92, que mais se parece com um transistor, ótimo custo benefício e não deixa nada a desejar perante os demais.
Aplicações típicas:
O sensor LM35 pode ser facilmente utilizado, da mesma maneira que qualquer outro sensor de temperatura, colando-o sobre a superfície que se deseja medir a temperatura e sua temperatura estará em torno de 0.01ºC ao ar livre. Ele drena apenas 60micro àmperes, se a temperatura do ar fosse muito mais elevada ou mais baixa do que a temperatura da superfície, a temperatura real do LM35 estaria em uma temperatura intermediária entre a temperatura de superfície e a temperatura do ar.
Esta regra se aplica especialmente para o encapsulamento do tipo TO-92 de