Resfriamento da água em função do tempo
Neste trabalho apresentaremos resultados da análise sobre o resfriamento da água em função do tempo. Os resultados apresentados serão em forma de gráfico.
Pressupomos que seja possível determinar, com pequenas incertezas, as temperaturas do sistema imediatamente antes e imediatamente depois das transferências internas de calor devido à imersão do corpo em um recipiente contendo água quente. Isto possibilita determinar não só o valor médio do calor específico, mas também a incerteza deste valor médio, por propagação de erros.
A aplicação desta pesquisa indica que tal procedimento é eficaz mesmo quando se trabalha com instrumentos de baixo custo, voltados para o ensino.
OBJETIVOS
O objetivo do relatório concentra-se em mostrar o resfriamento da água em função do tempo, do ponto de ebulição 96ºC até 60 °C. Com o uso de gráfico e tabela.
MATERIAS E MÉTODOS
Os materiais utilizados para o experimento foram: 1 copo de béquer, água, termômetro, cronômetro e 1 aquecedor elétrico.
Primeiramente, colocamos a água no béquer, em seguida, o contato do termômetro ligado em conjunto dentro do béquer, e aquecemos a água com o aquecedor elétrico até o ponto de ebulição 96°C, retirou-se o aquecedor elétrico de dentro do béquer, e começamos a realizar-se as observações de temperatura em função do tempo (cronômetro) com o auxilio do termômetro. Notavelmente percebemos que a perca de calor da água para o meio ambiente foi mais intensa quando estava mais quente, pois, a diferença de temperatura entre a água e o meio ambiente era maior, isso ocorreu devido à necessidade do equilíbrio entre os dois meios. Com o passar do tempo à temperatura foi ficando menor e a perda de calor foi se tornando menos intensa, isso fez com que o tempo, para diminuir 1°C aumentasse cada vez mais até um equilíbrio total com o ambiente. Através da experiência descrita, podemos observar o seguinte gráfico: