EQUILÍBRIO TÉRMICO E A LEI DE RESFRIAMENTO DE NEWTON
Igor Augustin; Lucas Caetano; Pietro Stolf; Rafael Hinke; Rodrigo Schmitz
Centro Universitário Católica de Santa Catarina – Campus Joinville
Engenharia Mecânica/Elétrica – Disciplina de Física Geral – II
Professor Dianclen do Rosario Irala
1 INTRODUÇÃO
Neste relatório foram colocados em prática os conceitos teóricos estudados em sala de aula, que dizem respeito a transferência de energia em forma de calor, utilizando de leis da termodinâmica aplicadas em um experimento que comprovará a lei do resfriamento de
Newton.
Fatores que são levados em conta na análise do experimento, são as condições do ambiente, tipo do fluido, quantidade e método de resfriamento, todos fatores atenuantes no processo de transferência de energia na forma de calor.
2 REVISÃO DA LITERATURA
2.1 Termodinâmica
A Termodinâmica é parte da física que estuda que estuda principalmente a transformação de energia térmica em trabalho.
A utilização direta desses princípios em motores de combustão interna ou externa, em também em sistemas que envolvem trocas de calor, como fornos e mecanismos de fundição e aplicação em moldes.
2.2 Lei do resfriamento de Newton
Essa lei estuda o resfriamento de um fluido que aquecido além da temperatura ambiente, que é deixado para resfriar a temperatura ambiente. Comparando os resultados de diferentes situações envolvendo resfriamento de um corpo podemos constatar que a taxa de resfriamento depende de fatores, tais como a diferença de temperatura entre o corpo e o meio externo, a superfície do corpo exposta, o calor específico da substância que o constitui, as condições do ambiente no qual este corpo foi colocado, e o de contato com o ambiente.
1
(1)
2.3 Mecanismos de transferência de calor
Encontram-se tanto em condições cotidianas quanto em ambientes milimetricamente sujeitos a controle científico aplicações nas quais existem aplicados métodos de transmissão
de